Encontre seu VIC

O quê você procura?

Comprar seu APÊ Financiamento

30 de março de 2017

Quando pensamos em toda a burocracia que envolve avaliação de crédito em bancos bate o desânimo. Muitas vezes pensamos que são papeis demais e que o processo poderia ser facilitado pelo próprio banco. Mas, quando tudo está organizado e em ordem, esse processo pode ficar muito mais simples. Basta se organizar, ter tudo em mãos e esperar pela aprovação.

Pensando em tudo isso, nós preparamos este artigo sobre como organizar os seus documentos para iniciar a avaliação de crédito. Partimos de detalhes simples e vamos até aos documentos mais complexos que, quando em ordem, facilitam as nossas vidas.

Abra uma conta no banco em que fará a avaliação


Essa primeira dica é muito importante e vai facilitar as coisas. Quando abrir uma conta no banco em que pretende fazer a avaliação de crédito ficará mais fácil de o banco saber quem é você, pois já terá os seus dados pessoais e principais documentos. Além disso, você pode passar a movimentar o seu dinheiro neste banco. Receber o salário, fazer pagamentos, débito automático, dentre outros. Quando você já é cliente há um tempo, pode ser mais fácil conseguir benefícios.

Documentos de identificação


Indispensáveis em qualquer ocasião, os documentos de identificação, como identidade e CPF, também são fundamentais no momento de recolher os papeis para a avaliação de crédito. Com eles você comprova a veracidade das informações prestadas no momento do contato com o banco.

Comprovante de residência


Os comprovantes de residência podem ser muitos: conta de energia elétrica, de água, de telefone ou TV a cabo, contrato de aluguel, etc. O comprovante de endereço ajuda, ainda, a instituição financeira a entrar em contato com você por correspondência, enviar cartas referentes às contas no bancos ou aos financiamento etc. Diversos benefícios em um papel.

Estado civil


O banco pode também solicitar um comprovante do seu estado civil. Os motivos podem ser muitos, mas, geralmente, é para saber quem faz parte do grupo familiar e quantas pessoas contribuem com a renda da casa.

Comprovantes de renda


Com esses documentos em mãos, você é capaz de provar que possui renda suficiente para assumir o financiamento. Para comprovar a renda você pode utilizar demonstrativos de pagamentos (os contracheques), extratos bancários e a declaração do Imposto de Renda. Todos esses documentos mostram a entrada e saída de dinheiro que você teve. Lembrando que no caso dos extratos bancários, as informações precisam ser dos últimos três meses.

Microempreendedor individual


Caso você seja trabalhador informal, é importante que você abra a sua empresa como microempreendedor individual (MEI). Ter o seu negócio registrado facilita a aprovação do seu crédito pelo banco.

Outros benefícios vêm com o MEI, pois o microempreendedor individual tem direito à aposentadoria e auxílio doença a medida que contribui com os deveres trabalhistas.

E então, gostou das nossas dicas? Separamos para você uma lista completa de todos os documentos necessários para você levar ao banco para fazer sua análise de crédito.

Veja também

O que é subsídio habitacional e como usá-lo para sair do aluguel?

Como investir o 13º salário para sair do aluguel?

O que levar em conta na hora de escolher um imóvel?

Receba dicas e promoções por email

    Fale
    com a VIC

    Aqui você consegue tudo. Boletos, tirar dúvidas, falar no financeiro.

    Ícone telefones

    4000-1195

    Capitais/Regiões Metropolitanas

    0800 400 1195

    Demais Regiões

    Ícone WhatsApp

    (31) 4000-1195

    WhatsApp

    Escritório central: Av. Álvares Cabral, 1777 - 17º andar Lourdes – Belo Horizonte/MG CEP 30.170-001 CNPJ: 12.086.678/0001-18.

    Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Veja nossa Política de Privacidade.

    Aceitar